A CAPOEIRA EM AÇÕES DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS AFETADAS POR CONFLITOS ARMADOS, NO REGIÃO DO HAITI E NA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO

Tipo: Seminário
Dados:
21/06/2018 - 17:30 to 22/06/2018 - 18:00
Local:
Casa do Lago - UNICAMP, Escola de Capoeira Ibeca
Convidados:
  • Mestre Flávio Saudade, Projeto Capoeira "Gingando pela Paz"
Responsáveis:
Norma Trindade ( Professora da Faculdade de Educação da Unicamp, Departamento de Ensino e Práticas Culturais, Grupo de Pesquisa PHALA e capoeirista )
Realização:
PHALA - Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Culturais (FE/UNICAMP)

Data: 21 E 22 DE JUNHO DE 2018

Local: UNICAMP E ESCOLA DE CAPOEIRA IBECA

Objetivo:

Conhecer a experiência de Mestre Flávio Saudade com o projeto de capoeira "Gingando pela Paz", desde 2008. O projeto atende mais de 1500 crianças em situações de vulnerabilidade em territórios de conflitos armados em países com o Haiti e a República Democrática do Congo (RDC), com o apoio do UNICEF.

Em vídeo, projeto aborda a matemática nas práticas sociais

O que sabemos sobre matemática? Como esses saberes circulam no cotidiano: na escola, no trabalho, na academia, nas culturas indígenas e quilombolas, nas artes e em tantos outros campos? Essa é a proposta do Projeto matemáticaS ao abordar esses conhecimentos presentes nas nossas práticas sociais.

A iniciativa é realizada pelo grupo de estudos Phala (Educação, Linguagem e Práticas Culturais) da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor-Unicamp) é parceiro do projeto.

Como primeira produção, o Projeto matemáticaS está lançando uma série de cinco vídeos publicados no Youtube como parte das ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia cujo tema é “A Matemática está em tudo”.

matemáticaS nos tempos e espaços

Os estudos do grupo Phala têm como perspectiva as matemáticaS presentes nas sociedades e nas culturas por meio de jogos de linguagem indo além do espaço acadêmico e da educação formal. Com o projeto de vídeos, a ideia é abordar diversos modos de pensar sobre matemática.

“Uma das considerações do projeto é que se pretende deslocar uma visão única de matemática, como algo difícil de ser compreendido o que gera, muitas vezes, um distanciamento e rejeição por parte da população”, explica a coordenadora do projeto, Jackeline Mendes, professora da FE-Unicamp e pesquisadora do grupo Phala.

Assim, os vídeos abordam saberes matemáticos na maneira como nos orientamos em relação ao tempo, como nos localizamos no espaço, delimitamos territórios, entre outras situações.

O Projeto matemáticaS resulta do edital de financiamento para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017 oferecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Governo Federal.

Assista aos vídeos
Você tem tempo?: como nos orientamos em relação ao tempo, as maneiras usadas em diferentes culturas e ao longo da história.
Quando a vida está pronta: os calendários nas culturas e outras práticas de orientação no tempo.
A medida dos espaços: os territórios e seus limites e fronteiras; o direito ao espaço.
Onde estou; para onde vou: como nos orientamos no espaço, os instrumentos e as práticas.
Jogando com a linguagem: o espaço e o tempo na comunicação humana.

Instagram: projetomatematicas
Facebook: projetomatematicas
Youtube: bit.ly/projetomatematicas
 

Para mais informações ou marcar entrevistas:

Patricia Santos (11) 98147 8783
patricia.santos@conectaciencia.com.br

Endereço virtual do CapoEduca: https://www.facebook.com/events/155491968449342/?ti=as

 

Cronograma de atividades do PHALA