Campos de Pesquisa

O grupo desenvolve pesquisas nos seguintes campos:

Linguagem e práticas educativas (in)disciplinares

Cujas pesquisas Investigam as potencialidades dos construtos práticas culturais, práticas discursivas, modos de subjetivação, (etno)comunidades de prática, jogos de linguagem e formas de vida, tanto para a prática de pesquisa acadêmica no âmbito da educação quanto na  formação  de professores e educadores e atividades educativas escolares ou não. 

Práticas curriculares: discursividades, governamentalidade e diferença

Investiga diferentes discursos que atravessam documentos curriculares, legislação, mídia e narrativas de diferentes sujeitos envolvidos em processos educativos. Focaliza os efeitos das políticas curriculares contemporâneas na emergência de singularidades de diferentes atores envolvidos em processos educativos. Objetiva problematizar processos e dispositivos que atuam nas fronteiras da disciplinarização, as redes de governamentalidade que organizam as políticas e seus produtos. 

Filosofias da diferença em interface com a educação

Busca elementos e operadores conceituais nos filósofos que vêm tematizando a diferença no pensamento, como Nietzsche, Deleuze e Foucault, dentre outros, para pensar problemáticas imanentes ao campo educativo, escolar e extra-escolar.