O grupo desenvolve pesquisas nos seguintes campos:
Linguagem e práticas educativas (in)disciplinares
Cujas pesquisas Investigam as potencialidades dos construtos práticas culturais, práticas discursivas, modos de subjetivação, (etno)comunidades de prática, jogos de linguagem e formas de vida, tanto para a prática de pesquisa acadêmica no âmbito da educação quanto na formação de professores e educadores e atividades educativas escolares ou não.
Práticas curriculares: discursividades, governamentalidade e diferença
Investiga diferentes discursos que atravessam documentos curriculares, legislação, mídia e narrativas de diferentes sujeitos envolvidos em processos educativos. Focaliza os efeitos das políticas curriculares contemporâneas na emergência de singularidades de diferentes atores envolvidos em processos educativos. Objetiva problematizar processos e dispositivos que atuam nas fronteiras da disciplinarização, as redes de governamentalidade que organizam as políticas e seus produtos.
Filosofias da diferença em interface com a educação
Busca elementos e operadores conceituais nos filósofos que vêm tematizando a diferença no pensamento, como Nietzsche, Deleuze e Foucault, dentre outros, para pensar problemáticas imanentes ao campo educativo, escolar e extra-escolar.
Educação e (re)existências em práticas culturais afro-diaspóricas e de povos indígenas
Estudos em práticas educativas afro-diaspóricas e de povos indígenas, cujos principais aportes teóricos são: inclusão, estudos culturais, pós-coloniais e decoloniais.