História do Grupo

A constituição do grupo Educação, Linguagem e Práticas Culturais foi motivada por uma preocupação comum manifestada nos trabalhos de pesquisa e docência de professores dos campos de Linguagem, Filosofia, Educação Matemática e Educação em Ciências de diferentes instituições de ensino superior: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Universidade São Francisco (USF) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). As pesquisas desenvolvidas pelo grupo têm como foco principal a problematização da relação entre linguagem e diferentes práticas culturais com ênfase nos campos das práticas educativas, da formação de professores, do currículo, dos saberes (in)disciplinares.O  interesse está em torno de estudos advindos da repercussão da virada linguística e do pressuposto do papel constitutivo da linguagem sobre as formas de se conceber as singularidades dos sujeitos, as práticas culturais, as atividades humanas, dentre outros, bem como sobre a exploração de novos referenciais metodológico-conceituais para a pesquisa em educação.

Na Faculdade de Educação da Unicamp, o Grupo Phala oferece vagas, no processo seletivo, nas linhas 04 (Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias) e 08 (Linguagem e Arte em Educação).

É importante ressaltar que os trabalhos submetidos para o processo de seleção pelo Grupo Phala poderão estar vinculados aos diversos campos de estudos que o grupo pesquisa.